domingo, 11 de maio de 2014

Conectivismo - Getting Started

Inicio aqui minhas investigações sobre o CONECTIVISMO.
A intenção é registrar minha trajetória, minhas reflexões e também minhas dúvidas, para as quais espero ir encontrando as respostas pelo caminho...


Minha primeira leitura foi a tradução do artigo "CONECTIVISMO - Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital"


O texto traz uma breve explicação do behaviorismo, cognitivismo e construtivismo. Faz críticas às três teorias e diz que o desenvolvimento de determinadas tecnologias é responsável por profundas mudanças sociais e também na forma como as pessoas aprendem, constroem conhecimento e armazenam informação. Além disso, apresenta o que é o conectivismo e como ele surge.


Algumas impressões sobre a leitura: 

Senti falta de maior explicação de alguns termos. Talvez seja culpa da tradução, que fez com que determinadas palavras, frases ou trechos soassem estranhos. Provavelmente seja culpa minha também, pois essa é minha primeira leitura, ou seja, sou leiga no assunto. De qualquer forma, fiquei com algumas dúvidas. Como exemplo, tem a seguinte frase: "A organização e o indivíduo são ambos organismos que aprendem."
A palavra "organização" aparece outras vezes (assim como "auto-organização") e fiquei me perguntando o que exatamente ela queria dizer: Meio social do indivíduo e a forma como ele está organizado? Não entendi direito. Talvez fique mais claro após eu fazer mais leituras que discutam o termo. É que, para mim, a palavra "organização" lembra empresa, ou "arrumação", dependendo do contexto. Nesse caso, deve estar mais próximo do segundo significado, mas, então, seria uma organização do quê exatamente? E como ela aprende?

Outra passagem: “Um dos fatores mais persuasivos é o encolhimento da duração do conhecimento para metade. A “meia-duração do conhecimento” é o tempo de duração desde que se obtém o conhecimento até que ele se torne obsoleto.
Eu gostaria de entender melhor o que, para o autor, é conhecimento e como ele se difere de informação. É mesmo o conhecimento que fica obsoleto ou a informação?

Mais uma frase que chamou a minha atenção no texto, mas por outro motivo: "Conexões entre idéias e campos muito diferentes podem criar novas inovações." (p.5) - NOVAS INOVAÇÕES? Se é inovação, não é necessariamente nova?



Durante a leitura, percebi que a teoria da complexidade foi mencionada algumas vezes. Portanto, sua compreensão deve ser importante para a continuidade dos meus estudos. Preciso encontrar textos ou vídeos que me ajudem a compreendê-la.


Trechos que destaco:

  • "A aprendizagem é um processo que ocorre dentro de ambientes nebulosos onde os elementos centrais estão em mudança – não inteiramente sob o controle das pessoas. A aprendizagem (definida como conhecimento acionável) pode residir fora de nós mesmos (dentro de uma organização ou base de dados), é focada em conectar conjuntos de informações especializados e as conexões que nos capacitam a aprender mais são mais importantes que nosso estado atual de conhecimento"
  • "A habilidade de distinguir entre informações importantes e não importantes é vital."
  • Princípios do conectivismo
  • "a internet alavanca os pequenos esforços de muitos com os grandes esforços de poucos"
  • "amplificação da aprendizagem, conhecimento e compreensão através da extensão de uma rede pessoal é a síntese do conectivismo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário